Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Simulador de Ensaios em Voo do IPEV é utilizado como atividade preparatória para Operação Manga
Início do conteúdo da página

Simulador de Ensaios em Voo do IPEV é utilizado como atividade preparatória para Operação Manga

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 11h46
SIM 1
 
     Pilotos e Engenheiros de provas do IPEV realizaram, nesse dia 03 de dezembro de 2018, voos simulados de reabastecimento em voo (REVO) no Simulador de Ensaios em Voo (SEV) do IPEV, como atividade preparatória para os Ensaios em Voo da Operação Manga, que tem como objetivo realizar a certificação REVO do par de aeronaves H-36 Caracal versão Operacional FAB e KC-130H.
 
     Durante esses voos simulados, foi utilizado modelo dinâmico genérico de um helicóptero de categoria pesada em cenário visual similar ao que será encontrado na referida campanha de ensaios. Com isso, essa atividade atingiu o objetivo proposto de preparar as equipagens de ensaios em voo em termos de cronologia de eventos, divisão de tarefas, fraseologia, CRM, e métodos e meios de ensaios e serem aplicados durante os ensaios da Operação Manga, sendo uma medida mitigadora fundamental para a redução do nível de risco dos ensaios, contribuindo para o treinamento das tripulações do IPEV em ambiente simulado e controlado.
SIM 3
  
     Segundo o Maj Av Bruno ROQUE Teixeira, piloto de provas de asas rotativas responsável pela Operação Manga, “com a ferramenta de simulação foi possível aumentar a consciência situacional das equipagens de ensaio envolvidas e ainda melhorar os procedimentos de coleta de dados, aumentado desta forma a segurança e a eficiência da Campanha de Ensaios de REVO com helicópteros”.
     
SIM 2     O Simulador de Ensaios em Voo (SEV) foi integralmente desenvolvido pelo IPEV, por meio de um projeto de pesquisa com subvenção da empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), sendo constituído de cabine, controles e modelos dinâmicos intercambiáveis de três tipos de aeronaves: avião de transporte, avião de caça e helicóptero. Essa ferramenta visa atender as demandas do Curso de Ensaios em Voo (CEV), a preparação das equipagens para a realização de voos de ensaios experimentais, tais como da Operação Manga, e as atividades de pesquisa e desenvolvimento de sistemas avançados, em apoio ao cumprimento da missão Institucional do IPEV.
 
     A Operação Manga será realizada em duas Fases, na Base Aérea do Galeão (ALA 11), no Rio de Janeiro – RJ, sendo que a Fase I ocorrerá no período de 6 a 21 de dezembro de 2018, enquanto que a Fase II ocorrerá no primeiro trimestre de 2019. Durante essas fases serão realizados ensaios em solo, ensaios em voo isolado do KC-130H em baixas velocidades e ensaios de reabastecimento em voo H-36 Op FAB e KC-130H, tendo a participação de militares e civis do IFI, IPEV, ALA 10 (1°/8° GAv), ALA 11 (1°/1° GT), ALA 12 (3°/8° GAv) e PAMA-GL, além de profissionais do Consórcio Airbus Helicopters / Helibras.
 
     Vale destacar que poucos países no mundo realizam a tarefa de reabastecimento em voo de helicópteros, sendo que a FAB passará a realizá-la a partir dos resultados dos ensaios em voo da Operação Manga.
 
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página