Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pela segunda vez consecutiva, um pesquisador do IPEV é premiado no Simpósio Anual da Sociedade dos Engenheiros de Ensaios em Voo (Society of Flight Test Engineers - SFTE)
Início do conteúdo da página

Pela segunda vez consecutiva, um pesquisador do IPEV é premiado no Simpósio Anual da Sociedade dos Engenheiros de Ensaios em Voo (Society of Flight Test Engineers - SFTE)

Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 10h49
 
nelson premio
 
nelson premio 2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  

     Na semana de 1 a 5 de outubro de 2018, o Dr. Nelson Paiva Oliveira Leite, apresentou duas palestras técnicas no Fórum Técnico de Instrumentação que é organizado pela Curtiss Wright em Dublin na Irlanda. Os trabalhos apresentados tratam do desenvolvimento de novas ferramentas inovadores que serão usadas nas campanhas de ensaios em voo realizadas pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e na instrução do Curso de Ensaios em Voo (CEV).

     Na semana seguinte, o Dr. Nelson, foi aos EUA para participar do Simpósio Internacional da Sociedade dos Engenheiros de Ensaios em Voo (Society of Flight Test Engineers - SFTE), em Savannah, Georgia, no qual ele apresentou o processo de desenvolvimento do Sistema de Trajetografia Ótico (SisTrO) o qual será usado pelo IPEV nas campanhas de ensaios em voo de separação de cargas externas. Durante o jantar de gala, que encerra as atividades do simpósio anual da SFTE, o pesquisador do IPEV recebeu o prêmio de melhor artigo na classe “Trabalhos Técnicos”.
 
     O desenvolvimento do SisTrO abrange os trabalhos de duas teses de mestrado (ITA e INPE) e uma de doutorado (ITA), feitas respectivamente pelos pesquisadores André Yoshimi Kusumoto do IPEV, Leandro Roberto do IEAv, e Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos do INPE. O desenvolvimento da tese de doutorado no ITA conta também com a participação da Drª Cristina Moniz Araújo Lopes, da Divisão de Materiais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/AMR).

     Esta foi a segunda vez consecutiva que um pesquisador do IPEV recebeu tal homenagem neste relevante evento científico, que reúne os maiores especialistas da área de ensaios em voo do mundo. Em ambos os casos foram apresentados temas que abordam soluções inovadoras que foram desenvolvidas e validadas por meio do Projeto FINEP FEV (Ref.: 01.12.0518.00). Na edição de 2017 deste evento, essa premiação foi concedida ao Maj Eng. Bruno Giordano de Oliveira Silva do IPEV. Este fato mostra o impacto técnico científico dos resultados das atividades de PD&I realizadas pelo IPEV e o benefício advindo de tais parcerias entre o IPEV e a FINEP, que conta com o apoio da FUNCATE e dos Institutos do DCTA (ITA, IEAv e IAE).

     Dos comentários feitos por especialistas designados pela SFTE e anotados nas fichas de avaliação do trabalho apresentado destacam-se as seguintes:

  • Do Sr. Al Lawless, diretor do conselho técnico da SFTE: “Excelente apresentação. Estou ansioso para ouvir você na próxima palestra sobre os resultados dos voos”. (Outstanding presentation. I'm looking forward to hearing you next talk on flight results);
  • Do Sr. Jake Kielhmeier, gerente de ensaios e testes da Naval Air Station em Paxutent River: “Realmente gostei da nova abordagem usando o aplicativo” (Really enjoyed the novel approach using the APP);
  • Do Sr. Lawrence Stebbins, do Centro de Ensaios em Voo da USAF em Edwards: “Muito bom, gostei do vídeo histórico de separações de cargas externas “deu errado”. Conversou com os slides, não leu os slides, muito bons slides. Muito bem informado sobre o tema/apresentação. Muito boa sessão de perguntas e respostas”. (Very Good, enjoyed the historical video of store separations “Gone Bad”. Talked to the slides, did not read the slides, very good slides. Very knowledgeable of the topic/ presentation. Very good Q&A session); e
  • Do Sr. Kevin Welch, diretor de ensaios da BOEING: “As explicações foram muito boas” (The explanations were very good).
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página