Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

IPEV no caminho da Sustentabilidade

Como parte do cronograma das atividades do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) promoveu no último dia 16 de agosto, uma palestra sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, focada principalmente no que diz respeito à coleta e destinação dos resíduos sólidos gerados, com o objetivo de conscientizar a todos da importância dessa prática.

A palestra foi ministrada pelo coordenador de Educação Ambiental da URBAM - Urbanizadora Municipal da cidade de São José dos Campos - SP. Durante a palestra foi exposto à audiência os danos que o mau condicionamento do lixo pode gerar a natureza, devido sua decomposição, a qual produz o chorume e o biogás. Como também, foi demonstrado que realizando o tratamento correto dos resíduos sólidos em aterros sanitários planejados é possível mitigar esses danos à natureza, sendo possível produzir energia com biogás e emprego sustentável à população, por meio do material reciclável.

“A URBAM tem promovido palestras em empresas, órgãos públicos, escolas, como também tem ido à rua batendo em porta em porta com o objetivo de conscientizar a população da importância do descarte correto do seu próprio resíduo, em busca de promover mudança de atitude da sociedade”, afirmou o Sr. Rodrigo Cordeiro da Costa, coordenador de Educação Ambiental.

O Plano de Gestão Sustentável (PLS) busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades do IPEV, através de estímulos que vão desde a sensibilização e capacitação dos servidores, gestão adequada dos recursos naturais, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“As metas a serem atingidas começam com economia de água e energia, redução de papel para impressão e chegando até a implantação de um processo de coleta seletiva dos resíduos gerados pelo IPEV. No entanto, a maior meta é a mudança de cultura que é buscada no cuidado com o meio ambiente que envolve tudo: pessoas, ambiente de trabalho e natureza.” afirmou o engenheiro Sr. Lucas Benedito dos Reis Sousa, presidente da Comissão Gestora de Logística Sustentável, a qual é responsável pela implantação do PLS no IPEV.

O IPEV vem caminhando no sentido correto para alcançar suas metas mais ousadas, instalando diversos coletores de baterias nas suas dependências e destinando corretamente esse material, já sendo descartados 23 kg no presente ano.

Para mais informações sobre as diretrizes traçadas pelo Ministério do Meio Ambiente para o enfrentamento das graves questões ambientais é possível acessar o site: www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página