Certificação da Integração do Míssil AM EXOCET no Helicóptero H-225M

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) iniciou, em julho do corrente ano, os voos de Certificação da integração do míssil AM39 EXOCET no helicóptero H-225M, operado pela Marinha do Brasil. Os voos aconteceram nas instalações da Helibras, localizada na cidade de Itajubá – MG, realizados em conjunto entre as tripulações da Helibras, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

H225M Lateral esquersda com míssil

“O processo de certificação da integração do míssil EXOCET, quando finalizado, garantirá a segurança para a aeronave e comprovará o cumprimento dos requisitos de desempenho operacionais da aeronave e dos sistemas embarcados para a eficaz operação do míssil”, afirmou o Capitão de Corveta Rafael Gonzáles, Engenheiro formado no ITA, responsável pelo processo de certificação da versão naval do H-225M.

A Equipagem de Ensaio do IPEV foi composta pelo Maj Av Bruno Roque Teixeira (Prova #105) e 1º Ten Eng Luís Gustavo Leandro de Paula (Curinga #77); e o IFI foi representado pelo Cap Eng João Otávio Falcão Arantes Filho (Curinga #69).

H225M Equipe na frente do helicóptero

O objetivo dos ensaios realizados foi iniciar as avaliações de desempenho, dos sistemas que foram integrados e das qualidades de voo e de pilotagem da aeronave H-225M com o míssil instalado.

H225M Decolando editada

O EXOCET é um míssil antinavio de construção francesa, fabricado pela empresa MBDA, largamente empregado no mundo.

O processo de Certificação da integração do míssil de EXOCET à aeronave H-225M é coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do IFI com a participação do IPEV.

Texto: Comunicação Social do IPEV  / Colaboração: Maj Av Roque
Fotos: Maj Av Roque