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Alunos do Curso de Ensaios em Voo realizam Campanha “Decolagem e Pouso” na aeronave C-97

Os alunos do XXVII Curso de Ensaios em Voo – modalidade Asa Fixa (CEV – AF) realizaram a Campanha de Decolagem e Pouso na aeronave C-97 (Brasília), no período de 02 a 04 de maio de 2017, na sede da EMBRAER em Gavião Peixoto – SP, como parte do currículo mínimo do Curso de Ensaios em Voo, ministrado pela Divisão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV).

Os ensaios de decolagem e pouso têm dois objetivos bem definidos. O primeiro, referente à parte específica de desempenho, é determinar o comprimento de pista necessária para a decolagem e o pouso para diferentes condições ambientes e de peso da aeronave. A partir desses ensaios, podem-se calcular os limites de peso e a melhor configuração para a decolagem e para o pouso, dadas as condições do aeródromo de operação.

O segundo objetivo é garantir um nível mínimo de segurança, tanto do ponto de vista de desempenho quanto das qualidades de voo da aeronave.

“Para aeronaves multimotor é fundamental o cumprimento de requisitos de desempenho e a avaliação das suas qualidades de voo após uma falha de motor na decolagem ou na aproximação para o pouso. Estes ensaios devem ser realizados quando a finalidade é obter a certificação das aeronaves civis ou definir uma utilização operacional segura das aeronaves militares”, informou o Cap Eng João Vitor Zanette, instrutor responsável pela coordenação da Campanha de “Decolagem e Pouso” do XXVII CEV.

Para viabilização dos ensaios, o Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) contou com o apoio da EMBRAER - Gavião Peixoto em função do comprimento da pista do aeródromo. O aeródromo de Gavião Peixoto é utilizado de maneira prioritária para atividades de ensaio, apresenta pista de 3.000 m de comprimento e stopway de 2.000 m, que aumenta a segurança dos ensaios em caso de abortivas de decolagem ou necessidade de retorno a pista em panes logo após a rotação da aeronave. Além disso, a pista principal apresenta comprimento lateral maior que aeródromos comuns, permitindo aumento da segurança em pontos de ensaio que objetivam a determinação da Velocidade Mínima de Controle no Solo.

Texto: Comunicação Social do IPEV - Foto: Cap Eng Zanette

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