Integração do míssil de treinamento Python 4 TP4 à aeronave F-5EM

A Força Aérea Brasileira realizou, entre os dias 20 de março e 06 de maio de 2017, os ensaios em voo para integração ao caça F5-EM do míssil de treinamento Python 4 TP4, que representa as características de operação e detecção do míssil Python 4 já operado pela FAB. Os voos realizados pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) aconteceram na ALA 3, localizada na cidade de Canoas – RS.

“O míssil de treinamento Python 4 TP4, apesar de não ser lançado, possui toda a eletrônica e o sistema de busca e aquisição de alvos do míssil de emprego real, possibilitado aos pilotos um treinamento eficaz de todas as fases da operação até o momento do lançamento. O rastreamento dos alvos se dá pela detecção da radiação infravermelha emitida pela aeronave inimiga”, afirmou o Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de prova responsável pelo planejamento da operação.

Foto n1 da Operação Python 2017 redimensionada

O objetivo dos ensaios foi avaliar as qualidades de voo e de pilotagem da aeronave F-5EM em todas as fases do voo com o equipamento instalado. Também foi verificada a integridade estrutural da aeronave pela medição de deformações mecânicas nos lançadores de ponta da asa.

Os resultados obtidos nos ensaios levaram à aprovação do emprego do míssil de treinamento Python 4 TP4 na aeronave F-5EM.

O Python 4 é um míssil ar-ar de curto alcance de quarta geração desenvolvido no fim da década de 80 pelo fabricante de armas israelense Rafael Advanced Defense Systems. O míssil possui, em seu nariz, um sensor infravermelho com capacidade de detecção “all-aspect” e com grande ângulo de aquisição, podendo ser associado ao radar da aeronave ou ao visor montado no sistema HMD (sigla em inglês para Helmet Mounted Display), integrando as informações dos sensores de armamento diretamente na visão do piloto. Assim o sensor tem a capacidade de “ver” o alvo sem que o piloto tenha que apontar a aeronave para o mesmo.

Foto n2 da Operação Python 2017 redimensionada

O processo de integração do míssil de treinamento Python 4 TP4 à aeronave F-5EM foi coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio da Gerência Técnica do projeto F-5BR, com a participação do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). A campanha contou com o apoio da ALA 3 e do 1º/14º Grupo de Aviação.

Texto: Comunicação Social do IPEV - Fotos: EST-II