IPEV executa Operação Marambaia

Op Marambaia 01
       Ocorreu entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro a Operação Marambaia, com o objetivo de certificar a bomba de fins gerais BAFG-120 para emprego na aeronave A-29 Super Tucano.
        O IPEV conduziu os ensaios em voo, sendo representado pelos pilotos de prova: Maj Alisson, Maj Cristiano e Cap Thiago Macedo; pelos engenheiros Maj Leonardo e 1º Ten Macedo; e pelos instrumentadores: 1S Figueiredo, 2S Thiago e 2S Everton, além de uma equipe de pista e manutenção.

Para a realização dos voos de ensaio, as tripulações foram compostas por dois pilotos e um engenheiro de prova, utilizando as aeronaves orgânicas A-29 deste Instituto, FAB 5923 e FAB 5924,  e contando com o apoio do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), EMB-SC, 1°/1° GCC e acompanhamento do IFI (Instituto de Fomento Coordenação Industrial).
         A Operação foi executada a partir das instalações da Base Aérea de Santa Cruz, utilizando o estande da Marambaia. Após uma semana de extenuantes jornadas de voos e análises de resultados, a equipe do IPEV conseguiu aprovar o lançamento, com segurança, da bomba de emprego geral nas aeronaves A-29 da FAB em uma condição específica de voo, contribuindo para o aumento da capacidade operacional dos Esquadrões do COMGAR.
        Para o Maj Av Cristiano, “os resultados positivos desta campanha de ensaios possibilitarão aos operadores do A-29 o emprego seguro e preciso de mais um tipo de armamento, o que incrementará a capacidade operacional da aeronave”.
       O 1° Ten Eng Macedo destaca ainda que “além de gerar resultados fundamentais para a avaliação do sistema de pontaria, a campanha proporcionou a visualização dos lançamentos a partir de uma aeronave paquera sendo possível observar um comportamento seguro na separação, confirmando o que foi previsto pelas análises teóricas”.